Bom dia pessoal...
Conheci o fórum através deste tópico: https://www.pxb.net.br/comunidade/index.php?threads/double-nat-como-resolver.34186/. Como está fechado para novas postagens, abri este novo tópico.
A situação é semelhante, porém um pouco mais complexa...
Moro num condomínio horizontal, e fizemos a contratação junto a uma empresa local de 4 links de internet via fibra óptica de 100mb cada. Uma empresa fez a seguinte instalação:
1. colocou um aparelho mikrotik modelo RouterBOARD 750G r3 na portaria, onde entram os 4 links contratados;
2. ali mesmo na portaria o cabo de saída do mikrotik vai para um switch, que "distribui" a internet para alguns postes do condomínio, onde foram colocados outros 4 ou 5 switches, cujos cabos de rede saem para dentro das casas, onde foram colocados roteadores para autenticação de usuário via pppoe; tudo aparentemente funciona bem (redes sociais, websites, netflix, youtube, downloads, etc). No total, somos 29 usuários.
O caminho em resumo, então, seria o seguinte: dentro de casa uso somente um roteador TP-LINK, no modo roteador, usando autenticação de usuário e senha (cadastrados no Mikrotik), que vai para o Mikrotik da portaria, que vai para uns dos 4 aparelhos (acredito serem esses fiberhome - tem uma foto no tópico que mencionei lá em cima), que vai para a internet. O resultado é o tal do NAT duplo.
O único problema, digamos assim, diz respeito a conexões para jogos online. O xbox one, por exemplo, funciona, mas sempre acusa erro de "nat duplicada". O nintendo switch, por sua vez, sofre em diversos jogos, se limitando a informar o "erro de nat transversal". Dei uma pesquisada e, a princípio, me parece que o problema está nesse erro de nat duplo. Até já achei alguns tutoriais, mas temo em alterar qualquer configuração lá no mikrotik. Alguns sugerem fazer o tal do dstnat, mas como não tenho afinidade com o aparelho, resolvi não alterar nada sem antes ter certeza.
Com relação aos 4 links de 100 mb cada, não tenho acesso, não sei exatamente como funcionam, se eles autenticam ou o modo de operação.
Enfim, vocês poderiam me ajudar a resolver o problema? Até agora não achei uma situação exatamente igual, e nem mesmo consigo ter certeza se o problema pode ser resolvido...
Caso não seja possível, vou contratar outra internet pessoal e ser feliz. Mas não quero fazer uma contratação sem antes ter certeza que o problema pode ser resolvido.
Obrigado a todos e aguardo sua valiosa ajuda.
Conheci o fórum através deste tópico: https://www.pxb.net.br/comunidade/index.php?threads/double-nat-como-resolver.34186/. Como está fechado para novas postagens, abri este novo tópico.
A situação é semelhante, porém um pouco mais complexa...
Moro num condomínio horizontal, e fizemos a contratação junto a uma empresa local de 4 links de internet via fibra óptica de 100mb cada. Uma empresa fez a seguinte instalação:
1. colocou um aparelho mikrotik modelo RouterBOARD 750G r3 na portaria, onde entram os 4 links contratados;
2. ali mesmo na portaria o cabo de saída do mikrotik vai para um switch, que "distribui" a internet para alguns postes do condomínio, onde foram colocados outros 4 ou 5 switches, cujos cabos de rede saem para dentro das casas, onde foram colocados roteadores para autenticação de usuário via pppoe; tudo aparentemente funciona bem (redes sociais, websites, netflix, youtube, downloads, etc). No total, somos 29 usuários.
O caminho em resumo, então, seria o seguinte: dentro de casa uso somente um roteador TP-LINK, no modo roteador, usando autenticação de usuário e senha (cadastrados no Mikrotik), que vai para o Mikrotik da portaria, que vai para uns dos 4 aparelhos (acredito serem esses fiberhome - tem uma foto no tópico que mencionei lá em cima), que vai para a internet. O resultado é o tal do NAT duplo.
O único problema, digamos assim, diz respeito a conexões para jogos online. O xbox one, por exemplo, funciona, mas sempre acusa erro de "nat duplicada". O nintendo switch, por sua vez, sofre em diversos jogos, se limitando a informar o "erro de nat transversal". Dei uma pesquisada e, a princípio, me parece que o problema está nesse erro de nat duplo. Até já achei alguns tutoriais, mas temo em alterar qualquer configuração lá no mikrotik. Alguns sugerem fazer o tal do dstnat, mas como não tenho afinidade com o aparelho, resolvi não alterar nada sem antes ter certeza.
Com relação aos 4 links de 100 mb cada, não tenho acesso, não sei exatamente como funcionam, se eles autenticam ou o modo de operação.
Enfim, vocês poderiam me ajudar a resolver o problema? Até agora não achei uma situação exatamente igual, e nem mesmo consigo ter certeza se o problema pode ser resolvido...
Caso não seja possível, vou contratar outra internet pessoal e ser feliz. Mas não quero fazer uma contratação sem antes ter certeza que o problema pode ser resolvido.
Obrigado a todos e aguardo sua valiosa ajuda.