Sobre os jogos japoneses, desde sempre foi assim, é parte das desenvolvedoras/publishers que dão apoio desde lá atrás como a Namco, Sega e Capcom, o X360 mesmo teve IP que nunca recebeu porque dependiam muito das vendas do Japão, e o console não vendeu bem, por conta disso o resto do mundo paga o preço.
Alias, falando em jogos japoneses, na geração do 360 a indústria chegou ao seu mais baixo nível, a Microsoft injetou dinheiro em exclusivos e mesmo assim o console não vendia bem lá, e esses jogos aqui foram considerados no máximo bons em alguns casos, basicamente os donos de X360 foram introduzidos com jogos de qualidade duvidosa e de cara ainda por cima, até os donos de PS3 que recebiam os jogos multi ou pouco depois também falavam desse problema, era comum o pessoal se questionar se a indústria lá não estava para morrer de tanto jogo flop em qualidade.
Isso sem contar que era comum as versões de 360 de qualquer jogo japa acabar nem tendo lançamento na terra natal pelas vendas pífias do console.
Jogos exclusivos causam esse tipo de ação/reação, só ver o tópico de Lucky's Tale no Switch, esse sim um jogo que quase ninguém jogou mesmo.
Alan Wake e American Nightmare venderam, juntos, mais 4.5 milhões de cópias até março de 2015, tá longe de ser uma franquia que flopou.
Não é que flopou de fato, e sim que não fez o sucesso esperado, vendeu esse tanto contando com o passar dos tempos, promoções, versão de PC e etc. O jogo deve ter se pagado num tempo maior do que esperado para o porte, e deu no que deu, mas mesmo assim a Microsoft quis mais um jogo da Remedy que acabou sendo o Quantum Break.
Sunset Overdrive é um jogo ruim? Pedir uma sequência dele é fazer auê? Eu vejo gente pedindo sequência de jogos bem piores como RYSE. Deixar a Remedy e Alan Wake irem embora é muito ruim, era um bom estúdio e uma boa IP. Sunset Overdrive é um jogão que não vendeu porra nenhuma também, então por isso tem que pegar e cagar para IP?
Veja o primeiro The Evil Within, não vendeu tão bem, não foi esse sucesso todo e a Bethesda foi lá e fez o 2 que se saiu muito melhor que o primeiro. Não é simplesmente pegar a abandonar o jogo assim. Se pensar desse jeito só teremos Halo eternamente no
Xbox, porque nem Gears e Forza estavam vendendo bem no One.
TEW na realidade vendeu bem sim, foi a nova IP de Survival Horror que mais vendeu em um mês em anos, depois foi superado pelo Dying Light.
Entendo que é ruim ter que deixar ir, mas é melhor assim do que ficar na gaveta, como já disse, seria mais um entre tantos na indústria a ficar lá.