É fato que a Epic Games é uma das empresas mais importantes nos games. Não pelo passado com sucessos Unreal Tournament e Gears of War, mas por toda sua presença na área. Devemos lembrar que ela criou o motor gráfico Unreal Engine, um dos mais utilizados e avançados do mercado. Após a presença em todas áreas, o estúdio vai investir agora em uma loja virtual, a Epic Games Store. Assim como a Valve com a Steam, a Epic Games fará o mesmo.
Uma das maiores vantagens da loja é a taxa cobrada aos desenvolvedores. Na Steam, quando publicado um jogo, a Valve possui 30% do ganho nas vendas. Além desta taxa, caso o jogo em questão seja produzido na Unreal Engine, a Epic também cobra 5% de royalties. No entanto, se o desenvolvedor publicar na Epic Games Store, a porcentagem nas vendas será de apenas 12%. De bônus se o jogo foi feito na Unreal Engine, não será cobrado os 5% de royalties.
“Durante o desenvolvimento do Fortnite, aprendemos muito sobre o custo de operar uma loja digital no PC”, disse o fundador e CEO da Epic Games, Tim Sweeney.
“A matemática é bastante simples: pagamos cerca de 2,5% a 3,5% pelo processamento de pagamentos para os principais métodos de pagamento, menos de 1,5% para os custos CDN (assumindo que todos os jogos são atualizados com a frequência de Fortnite) e entre 1 e 2% para variáveis custos operacionais e de suporte ao cliente.”
“Custos fixos de desenvolvimento e suporte à plataforma tornam-se insignificantes em larga escala. Em nossa análise, as lojas que cobram 30% estão aumentando seus custos em 300 a 400%. Mas com os desenvolvedores recebendo 88% da receita e a Epic recebendo 12%, essa loja ainda será um negócio lucrativo para nós ”.
De acordo com Sweeney, a Epic Games acredita que os desenvolvedores devem ser recompensados por seus esforços.
“Houve um tempo em que o modelo de 70/30% de participação nos lucros da Steam, da Apple App Store e do Google Play foi um avanço na eficiência”, explicou. “Agora, 12 anos depois, as lojas alcançaram grandes economias de escala em um negócio mundial anual de US$ 25 bilhões, mas os benefícios se acumularam puramente para as lojas. O modelo de negócios da Epic reconhece que agora é possível administrar uma loja digital com uma participação de receita de 88/12%, e ainda ter um negócio robusto e lucrativo. ”
A loja certamente vai estar presente pelo Epic Games Launcher, conhecido por quem joga os games da desenvolvedora no PC. Fortnite e Unreal Tournament são alguns exemplos de jogos que podem ser encontrados. Não é de hoje que o estúdio tenta desviar destas práticas nas lojas virtuais atuais. Fortnite Battle Royale para Android está sendo disponibilizado por meios alternativos da Play Store, justamente por este motivo.
Fonte: https://www.comboinfinito.com.br/pr...com-varias-vantagens-para-os-desenvolvedores/