Não foi novidade pra ninguém que Halo 5 chegou oficialmente aos consoles com problemas aqui e acolá. Apesar de ter tido uma beta com quase 1 ano de diferença do lançamento, ela não foi suficiente para resolver todos os problemas do game, apesar de ter sido extremamente eficaz no balanceio do modo Arena e agradando boa parte dos fãs conservadores.
Halo 5 é uma relação de amor e ódio desde o lançamento. Se pudéssemos colocar pontos negativos em Halo 5, com toda certeza a história pouco empolgante - apesar do bom enredo - e a ausência de splitscreen contrastaram e ofuscaram o avanço gigantesco que tivemos no multiplayer, um dos mais bem feitos na geração.
Não seria exagero dizer que o game saiu cru no lançamento. Ausência de opções dos servidores (que causaram diversos problemas em todos os países periféricos do mundo), poucos modos e a ausência do modo Forge, prometido ser entregue 1 mês depois, atrapalharam o desempenho do game nas reviews. Não que o game fosse pior que os anteriores, mas muitos não conseguiam entender o porquê da ausência de conteúdos já presentes nos games anteriores.
Pois bem, apesar disso, a 343 não hesitou em dar um suporte contínuo e gratuito para o game. Vários modos foram adicionados, várias armas, aprimoramento do modo Forge e coisas simples que fazem uma grande diferença, como a seleção de servidores (Modo de Pesquisa). Depois de mais de 1 ano de suporte, posso afirmar que Halo 5 atingiu um nível do que se espera para um game Halo. Vou, sucintamente, citar algumas adições essenciais que foram feitas nos últimos tempos:
Halo 5 é uma relação de amor e ódio desde o lançamento. Se pudéssemos colocar pontos negativos em Halo 5, com toda certeza a história pouco empolgante - apesar do bom enredo - e a ausência de splitscreen contrastaram e ofuscaram o avanço gigantesco que tivemos no multiplayer, um dos mais bem feitos na geração.
Não seria exagero dizer que o game saiu cru no lançamento. Ausência de opções dos servidores (que causaram diversos problemas em todos os países periféricos do mundo), poucos modos e a ausência do modo Forge, prometido ser entregue 1 mês depois, atrapalharam o desempenho do game nas reviews. Não que o game fosse pior que os anteriores, mas muitos não conseguiam entender o porquê da ausência de conteúdos já presentes nos games anteriores.
Pois bem, apesar disso, a 343 não hesitou em dar um suporte contínuo e gratuito para o game. Vários modos foram adicionados, várias armas, aprimoramento do modo Forge e coisas simples que fazem uma grande diferença, como a seleção de servidores (Modo de Pesquisa). Depois de mais de 1 ano de suporte, posso afirmar que Halo 5 atingiu um nível do que se espera para um game Halo. Vou, sucintamente, citar algumas adições essenciais que foram feitas nos últimos tempos:
- Seleção dos Servidores
- Modo Pontuação na campanha (Score Attack)
- Uma centena de modos disponíveis ausentes no lançamento: Griffball, Big Team Battle, Fiesta, Warzone Firefight, Infection, etc.
- Uma centena de novos mapas adicionados, tanto feitos pela própria 343i quanto feitos por fãs no Forge
- Uma centena de novas armas e outros conteúdos (não que o game tenha saído com pouco conteúdo de personalização no lançamento, mas as novas adições contribuíram e muito para a vida útil dele)
- Aprimoramento do modo Forge, se tornando o modo edição mais completo que eu já vi num game, com adição de games customizados com busca e um file browser.
- Modo espectador aprimorado
Esses são só algumas das dezenas de adições relevantes para o game. Na minha opinião, nesta última atualização (Monitor's Bounity), Halo 5 atingiu um estado ideal de multiplayer em que os jogadores poderão aprimorar o game por conta própria, sem que a 343 precise lançar mais atualizações. O modo Forge está praticamente perfeito e as criações são incríveis. O que antes atrapalhava nesse aspecto era a dificuldade de acessar essas criações e até mesmo jogá-las, mas isso acabou com a adição do Custom Games. Acho que neste momento Halo 5 está finalmente completo no multiplayer.
Halo 5 com toda certeza serviu para o aperfeiçoamento da 343 Industries para Halo 6. O próximo game da franquia Halo será lançado ano que vem, então o que você espera para ele? Listarei algumas das minhas expectativas:
- Splitscreen tanto para campanha como para o multiplayer (pelo menos para o Xbox Scorpio)
- Melhores informações dos servidores e pesquisa (PING, regiões, NAT, etc...)
- Spartan bots (assim como Counter Strike GO e Gears of War 4, seria interessante ter Spartans de I.A processadas na nuvem no multiplayer para ocupar os lugares faltantes numa partida)
- Alguns mapas mais urbanos
- Volta dos Elites como controláveis e Flood (não seria legal a volta do Infection com o Flood?)
- Versão integrada para PC com multiplayer opcional (seria interessante jogar modos cooperativos ou até mesmo competitivos com a galera do PC, ainda mais compartilhar as criações do modo Forge)
- Todos os Req's de Halo 5, com a adição de mais e mais facilidade de adquiri-los
- Modos sem Dash e Sprint para agradar fãs saudosistas e atrair novos jogadores, assim como fez CoD Advanced Warfare
- Uma nova raça, com mais armas e customização (senti falta de novas armas em Halo 5)
Isso seria basicamente as adições para o modo multiplayer, mas tenho também algumas expectativas para o modo história:
- Campanha com muito conteúdo no game e muitos episódios cinematográficos/flashbacks para a explicação da história (os novos jogadores de Halo 5 sentem muita dificuldade em entender a história no próprio game, tendo que recorrer aos artigos e análises. A história do game tem que estar no game)
- Uma campanha de marketing mais condizente com o conteúdo do game (a campanha de marketing de Halo 5 criou um hype para o embate de Locke e Chief, porém o embate é de pouquíssimo foco na campanha e frustrou muitos)
- Aprimoramento da I.A aliada (a I.A aliada é terrível, por vezes mais atrapalha do que realmente ajuda)
- Mapas mais abertos e exploráveis ou um mundo semi-aberto (seria ousadia pensar em um mundo semi-aberto para Halo 5, mesmo com o enfoque militar? Com um QG e missões secundárias, talvez até com o suporte do Forge para essas missões)