Bom, como o @SouzaRJ me lembrou, estava devendo essa análise, então vamos lá.
Não vou falar muito do G27, existem uma centena de reviews dele por aí, vou focar mais nos aspectos do adaptador para jogar no Xbox One.
Como funciona o adaptador?
O Maxracer F1 V4 não é somente um adaptador de cabos, ele é também é um emulador com constante atualização de firmware, o que dá margem para o acessório evoluir com o tempo.
O funcionamento é bem simples, ele pega as configurações do controle e cria uma emulação para o volante, simulando até muito bem a vibração.
O uso é muito simples, basta ligar Maxrace numa USB do console, depois ligar o controle do Xbox One nele com qualquer cabo micro usb, retirar o controle e ligar o volante, no meu caso, o G27.
Funciona de verdade?
Sim, não existe nenhum lag visível (pode talvez até existir, mas eu não conseguir perceber), por hora como somente existem 2 jogos para testar o volante, no caso o FM5 e o FH2 foram neles que fiz todos os testes.
A resposta dos pedais é perfeita (freio e acelerador), o câmbio H funciona "bem" e a sensibilidade do volante é ótima, lembrando que o adaptador permite fazer várias mudanças na sensibilidade, vibração e câmbio, porém ainda não explorei a fundo os recursos já que do jeito que ele está para mim é bem funcional.
Quais os problemas?
Nem tudo são flores, apesar do adaptador funcionar 99% bem, tem alguns problemas, sendo que todos eles podem estar ligados aos próprios jogos, bom, já explico.
O primeiro problema é no câmbio H, me parece que os dois Forzas não foram feitos para este tipo de câmbio, até porque os únicos volantes nativos para o One no momento não possuem o câmbio H e nem pedal de embreagem.
Mas vamos aos problemas...
Os Forzas com quase toda a certeza foram feitos para câmbio sequencial, se você engatar uma segunda ou deixar em neutro antes de começar a corrida o seu câmbio vai ficar errado, isso porque quando passar a terceira, vai na verdade entrar uma segunda no jogo, ou seja, se tu entrar de segunda o jogo vai entender que aquilo é uma primeira e infelizmente os dois jogos não possuem neutro.
Quando o carro para na pista, o jogo entende que a próxima marcha que você vai passar é a primeira ou ré, então se tu para de quinta e depois passa a sexta na verdade vai entrar uma primeira no jogo (subindo marcha), e caso passe uma quarta, vai entrar uma ré, e isso deixa o câmbio todo maluco.
Nestes casos existem duas opções para corrigir, a primeira é pausar o jogo, passar a marcha que o carro estava e voltar a jogar, a segunda opção (somente com o carro parado) é fingir que está com um Fiat da década de 80 e 90, ou seja, passa a ré e depois entra com a primeira, se não resolver passa a segunda e depois vá para a primeira, vai tentando que uma hora ele acerta o câmbio... hauhaua.
A embreagem também não funciona de forma perfeita, a sensibilidade dela é praticamente inexistente, ou seja, ou está ligada ou desligada, então não dá para sair tranquilinho com o carro para dá um rolê na cidade controlando embreagem e acelerador, ou ela funciona ou não. Para a corrida, isso não influencia em nada já que o carro larga com a embreagem no ponto. E novamente, isso é um problema do jogo que não foi feito para pedal de embreagem, já que o freio e acelerador funcionam de forma maravilhosa.
Esses problemas do câmbio somente acontecem se você usar o câmbio shifter, ou seja, usando as aletas do volante e correndo com o câmbio sequencial tudo funciona lindo e maravilhoso.
O G27 tem rotação de 900º mas o jogo não, ou melhor, a animação do jogo não. O que acontece é que fica fora de sincronia o grau do seu volante com o do carro na tela (foto) mas isso acontece também com os volantes oficiais, então mais um vez, problema dos jogos.
Agora, se for jogar no multiplayer com o microfone só terão duas opções, ou usar o Kinect como microfone ou comprar um headset que não use o controle do One para ligar o microfone, pois o controle fica desligado enquanto tu joga com o G27 e pelo menos eu não encontrei nenhuma entrada mic no G27. =P
Sim, estes são todos os problemas do adaptador, pelo menos eu não conseguir achar nenhum outro e sendo que quase todos eles estão relacionados diretamente com o jogo que não foi desenvolvido para embreagem e câmbio H.
Vale a pena comprar?
Levando em consideração que os volantes que existem no mercado hoje não contam com câmbio H e embreagem, onde os problemas acontecem no G27, eu diria que vale super a pena, já que ele é mais barato e de incrível qualidade, usado até mesmo por pilotos profissionais para treino, incluindo o Rubens Barrichello para treinar as provas da Stock Car.
O Maxrace custa na faixa de 100 dólares ou quase 400 reais comprando diretamente no Brasil, é um valor salgado mas acho que tem um ótimo Custo X Benefício.
Lembrando que se você tem um bom PC, comprar o G27 ainda se torna incrivelmente mais vantajoso, já que no PC é onde ele realmente brilha em funções e customizações fora os simuladores profissionais como o Stock Car, iRacing e Assetto Corsa.
Atenção: Isso é uma análise parcial, ainda estou explorando as funcionalidades do adaptador e buscando soluções para os problemas do câmbio, portanto este tópico poderá ser atualizado posteriormente.
Não vou falar muito do G27, existem uma centena de reviews dele por aí, vou focar mais nos aspectos do adaptador para jogar no Xbox One.
Como funciona o adaptador?
O Maxracer F1 V4 não é somente um adaptador de cabos, ele é também é um emulador com constante atualização de firmware, o que dá margem para o acessório evoluir com o tempo.
O funcionamento é bem simples, ele pega as configurações do controle e cria uma emulação para o volante, simulando até muito bem a vibração.
O uso é muito simples, basta ligar Maxrace numa USB do console, depois ligar o controle do Xbox One nele com qualquer cabo micro usb, retirar o controle e ligar o volante, no meu caso, o G27.
Funciona de verdade?
Sim, não existe nenhum lag visível (pode talvez até existir, mas eu não conseguir perceber), por hora como somente existem 2 jogos para testar o volante, no caso o FM5 e o FH2 foram neles que fiz todos os testes.
A resposta dos pedais é perfeita (freio e acelerador), o câmbio H funciona "bem" e a sensibilidade do volante é ótima, lembrando que o adaptador permite fazer várias mudanças na sensibilidade, vibração e câmbio, porém ainda não explorei a fundo os recursos já que do jeito que ele está para mim é bem funcional.
Quais os problemas?
Nem tudo são flores, apesar do adaptador funcionar 99% bem, tem alguns problemas, sendo que todos eles podem estar ligados aos próprios jogos, bom, já explico.
O primeiro problema é no câmbio H, me parece que os dois Forzas não foram feitos para este tipo de câmbio, até porque os únicos volantes nativos para o One no momento não possuem o câmbio H e nem pedal de embreagem.
Mas vamos aos problemas...
Os Forzas com quase toda a certeza foram feitos para câmbio sequencial, se você engatar uma segunda ou deixar em neutro antes de começar a corrida o seu câmbio vai ficar errado, isso porque quando passar a terceira, vai na verdade entrar uma segunda no jogo, ou seja, se tu entrar de segunda o jogo vai entender que aquilo é uma primeira e infelizmente os dois jogos não possuem neutro.
Quando o carro para na pista, o jogo entende que a próxima marcha que você vai passar é a primeira ou ré, então se tu para de quinta e depois passa a sexta na verdade vai entrar uma primeira no jogo (subindo marcha), e caso passe uma quarta, vai entrar uma ré, e isso deixa o câmbio todo maluco.
Nestes casos existem duas opções para corrigir, a primeira é pausar o jogo, passar a marcha que o carro estava e voltar a jogar, a segunda opção (somente com o carro parado) é fingir que está com um Fiat da década de 80 e 90, ou seja, passa a ré e depois entra com a primeira, se não resolver passa a segunda e depois vá para a primeira, vai tentando que uma hora ele acerta o câmbio... hauhaua.
A embreagem também não funciona de forma perfeita, a sensibilidade dela é praticamente inexistente, ou seja, ou está ligada ou desligada, então não dá para sair tranquilinho com o carro para dá um rolê na cidade controlando embreagem e acelerador, ou ela funciona ou não. Para a corrida, isso não influencia em nada já que o carro larga com a embreagem no ponto. E novamente, isso é um problema do jogo que não foi feito para pedal de embreagem, já que o freio e acelerador funcionam de forma maravilhosa.
Esses problemas do câmbio somente acontecem se você usar o câmbio shifter, ou seja, usando as aletas do volante e correndo com o câmbio sequencial tudo funciona lindo e maravilhoso.
O G27 tem rotação de 900º mas o jogo não, ou melhor, a animação do jogo não. O que acontece é que fica fora de sincronia o grau do seu volante com o do carro na tela (foto) mas isso acontece também com os volantes oficiais, então mais um vez, problema dos jogos.
Agora, se for jogar no multiplayer com o microfone só terão duas opções, ou usar o Kinect como microfone ou comprar um headset que não use o controle do One para ligar o microfone, pois o controle fica desligado enquanto tu joga com o G27 e pelo menos eu não encontrei nenhuma entrada mic no G27. =P
Sim, estes são todos os problemas do adaptador, pelo menos eu não conseguir achar nenhum outro e sendo que quase todos eles estão relacionados diretamente com o jogo que não foi desenvolvido para embreagem e câmbio H.
Vale a pena comprar?
Levando em consideração que os volantes que existem no mercado hoje não contam com câmbio H e embreagem, onde os problemas acontecem no G27, eu diria que vale super a pena, já que ele é mais barato e de incrível qualidade, usado até mesmo por pilotos profissionais para treino, incluindo o Rubens Barrichello para treinar as provas da Stock Car.
O Maxrace custa na faixa de 100 dólares ou quase 400 reais comprando diretamente no Brasil, é um valor salgado mas acho que tem um ótimo Custo X Benefício.
Lembrando que se você tem um bom PC, comprar o G27 ainda se torna incrivelmente mais vantajoso, já que no PC é onde ele realmente brilha em funções e customizações fora os simuladores profissionais como o Stock Car, iRacing e Assetto Corsa.
Atenção: Isso é uma análise parcial, ainda estou explorando as funcionalidades do adaptador e buscando soluções para os problemas do câmbio, portanto este tópico poderá ser atualizado posteriormente.
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